Home » Notícias
  Notícias

Controle de colesterol pode prevenir doenças do coração
Publicado em 15/07/2013

Considerado um tipo de gordura, o colesterol é responsável por desempenhar funções importantes em nosso organismo. Nosso corpo usa o colesterol para produzir hormônios e para metabolizar a vitamina D. O colesterol também desempenha papel na manutenção da saúde do intestino, é usado pelo fígado para a produção de ácidos biliares e até ajuda a função correta dos receptores de serotonina (o hormônio do bem-estar) no cérebro.  

A lista de funções do colesterol não para por aí, mas para tanto um fator é determinante: as taxas de colesterol no nosso organismo precisam estar em perfeito equilíbrio - não só para colher todas essas vantagens, mas porque quando estão em excesso há o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como infarto, aterosclerose e AVC.

Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol: o LDL colesterol: conhecido como "ruim", que pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento e o HDL colesterol: conhecido como "bom" que retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura. Quando há a obstrução das artérias, o fluxo sanguíneo fica comprometido, provocando principalmente a elevação da pressão arterial, um fator de risco para infartos e derrames.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. De acordo com a OMS, estima-se que o colesterol elevado seja a causa de 2,6 milhões de mortes no mundo. A redução de 10% no colesterol sérico (níveis presentes na corrente sanguínea) em homens com 40 anos poderia resultar em uma redução de 50% em doenças cardíacas dentro de 5 anos, a mesma redução de colesterol para os homens com 70 anos pode representar uma redução média de 20% na ocorrência da doença cardíaca nos próximos 5 anos.

Para minimizar os riscos de doenças cardiovasculares, é fundamental controlar o colesterol, ter uma dieta balanceada e combater o sedentarismo. "As pessoas precisam de ajuda para alterar sua rotina. Hábitos simples - como a adição de fitoesterol na dieta, com, por exemplo, o uso de Centrum Control, que é um grande aliado nesse luta diária - pode contribuir para a redução da absorção do colesterol", aconselha o nutrólogo e professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Dr. José Ernesto dos Santos

Segundo a IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo diário de fitoesterol contribui no auxilio da redução da absorção do colesterol. Há evidências clínicas de que a ingestão de 1,6g/dia de fitoesterol ajuda a reduzir a absorção do colesterol em até 15%² do colesterol, a partir do primeiro mês de terapia.

Centrum Control é o multivitamínico da Pfizer, completo de A a Zinco especialmente desenvolvido para atender às necessidades nutricionais dos brasileiros e auxiliar na redução da absorção do colesterol. Além de fitoesterol, Centrum Control contém vitaminas do complexo B, que auxiliam na transformação dos alimentos em energia, vitaminas A, C e E, e minerais, como selênio e zinco, antioxidantes fundamentais no combate aos radicais livres.

1 Os fitoesterois auxiliam na redução da absorção do colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis

2 Malinowski JM, Gehret MM. Phytosterols for dyslipidemia. Am J Health Syst Pharm. 2010 Jul 15;67(14):1165-73.

 



  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
» O hábito de fumar aumenta 40 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão.
» A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
» O colesterol ruim alto é um grande vilão para a saúde.
» De olho na saúde: O lúpus eritematoso pode se manifestar de formas diferentes.
» Asma não tem cura, mas tem controle.
» Os primeiros sintomas de HIV observáveis para Aids são fraqueza, febre, emagrecimento, diarreia prolongada sem causa aparente.
» Pessoas magras também podem ter diabetes tipo 2.
» O AVC é a quarta doença que mais mata no Brasil e é a que mais causa incapacidade no mundo.